domingo, 16 de janeiro de 2011

"O que você vai ser quando você crescer?..."

     Escolher uma carreira entre tantas opções disponíveis é um desafio que cedo ou tarde a maioria das pessoas tem que encarar.
     No caso do vestibulinho para quem estará cursando o nono ano do ensino fundamental (antiga 8ª série) e o vestibular para quem estará cursando o 3º ano do ensino médio, esta preocupação começa mais cedo e geralmente é uma das primeiras grandes escolhas que o estudante precisa fazer pensando em seu futuro profissional.
    Qual é, no entanto, a melhor maneira de fazer uma escolha consciente?
Um bom começo é reunir o maior número de informações possível sobre as profissões pretendidas.
    Outra dica é não levar em consideração somente carreiras em que "se ganha mais dinheiro". É importante pensar no mercado de trabalho que se vai enfrentar, porém, é primordial ter afinidade pelo que se estuda, porque o sucesso profissional é também uma conseqüência da satisfação que se obtém ao trabalhar em determinada área.
     Por fim, é bom lembrar que a escolha não precisa ser definitiva e que sempre há tempo de voltar atrás e repensar, levando em consideração suas áreas de preferência,
habilidades e valores pessoais.
    Ao longo do ano este blog trará informações sobre os cursos oferecidos pelas ETECs de São Paulo e sobre os processos seletivos e vestibulares que acontecerão em 2011. Fique de olho.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tema redação FUVEST 2011

Para quem não sabe, a FUVEST é a fundação que prepara o vestibular da universidade pública mais concorrida do Brasil que é a USP.
O tema da redação foi: "O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda tem espaço no mundo contemporâneo?"
Segundo alguns professores de cursinho que analisaram a proposta deste ano, o tema foi mais acessível que o do ano passado. "O estudante poderia refletir sobre o imediatismo e o egoísmo; a cultura do "primeiro eu" e a cultura do "tudo para ontem".   FONTE: O Estado de S.Paulo 10/01/11

Falando em altruísmo... Vocês sabem o que significa esta palavra?
Com certeza será um excelente assunto para iniciarmos nossas aulas. Até lá então. Bjks. Professora Simone.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Aos meus alunos...

Merecidamente todos estamos em férias, mas desde já quero que saibam que já estou preparando minhas aulas para o ano letivo de 2011.
Decidi criar este Blog com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso de vocês ao conhecimento.
Não podemos negar que as correntes midiáticas são bem mais atraentes do que o velho giz e a lousa, por isso a partir deste ano estarei postando neste espaço, todos os conteúdos que serão abordados em sala de aula, como mais uma ferramenta para garantir que todos sejam contemplados dentro do processo de construção do conhecimento.
Sejam bem vindos!
Saibam que os comentários aqui postados, também servirão como critérios de avaliação de desempenho de todos vocês.